Polícia

Favela vigiada: PM flagra câmeras usadas para monitorar comunidade de Niterói

Segundo a Polícia, as câmeras escondidas em postes serviam para monitorar os agentes durante ações na comunidade. Foto: Divulgação/PMERJ

A Central de Monitoramento clandestina montada por traficantes do Complexo do Santo Cristo, no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, foi estourada pela Polícia Militar, nesta segunda-feira (21). Equipes do Batalhão de Niterói (12º BPM) descobriram diversas câmeras escondidas em postes, que serviam para monitorar os policiais durante ações na comunidade.

Segundo os investigadores, os dispositivos ficavam dentro de uma caixa com um pequeno furo, sendo alimentada por energia elétrica e um roteador Wi-Fi, que enviava as imagens para os traficantes. A estratégia servia para facilitar fugas.

Material apreendido na Delegacia do Fonseca (78ª DP). Foto: Divulgação/PMERJ

Dentre as apreensões estavam cabos, câmeras, modens e amplificadores de sinal, sendo: 17 cabos de fonte; 15 caixas plásticas de cor preta; 12 switchs; uma microcâmera preta; quatro câmeras de monitoramento de cor branca; dois modens de internet; sete roteadores Wi-Fi; cinco amplificadores de sinal; e um amplificador de distribuição ar-catu.

Todo o material do tráfico foi retirado da Travessa Santo Cristo e encaminhado à Delegacia do Fonseca (78ª DP). Não houve prisões ou confronto.

A região do Santo Cristo foi alvo de uma invasão de criminosos no mês passado. Desde então, houve uma guerra instaurada entre bandidos, resultando em tiroteios constantes, e ações constantes de policiais.

Criminosos ligados à facção Terceiro Comando Puro (TCP) tentavam retomar o conjunto de comunidades, que atualmente têm o tráfico controlado pelos rivais do Comando Vermelho.

< Niterói sem arraiá em Dia de São João Grupo de dançarinos de São Gonçalo lança clipe <